de_forma's Blog

As ironias do mercado imobiliário aplicadas à arquitetura April 14, 2014

Image Image 

Projeto de expansão do Hotel Jade.

 

Image  Image

Edifício Bancroft,de 1986,e prestes a ser demolido

 

O título do texto parece nome de matéria de curso de MBA em Pós Graduação,não fosse o assunto ser tão inconsistente e revoltante.

De uns anos para cá a cidade de Nova York tem passado por um boom imobiliário que tem tido como resultado o uso da bola de demolição em edifícios que acrescentam,e muito,ao caráter tradicional da cidade.Quando falo em caráter tradicional me refiro aos edifícios de final do século XIX,ou inicio do XX,em que muitos dele pesa o pioneirismo da verticalização que depois se estenderia a várias cidades do mundo.

Pois bem,nesta semana começa a demolição de mais um destes casos,um edifício de 1896 localizado junto a um conjunto homogêneo de outros da mesma época,que dará lugar a outro monolito de vidro reluzente sem identidade alguma.

Qual a ironia nisto tudo?Na mesma semana,foi anunciado um hotel para a cidade no mais puro estilo Beaux Arts,como se tivesse praticamente sido feito em 1910.Ao que parece esta tendência retrô torna-se comum na cidade.

Pedir ao mercado imobiliário que veja algo que não seja só o benefício próprio seria irreal,no entanto o mesmo mercado que destrói um edifício original do século XIX,cria um outro que é feito no mesmo estilo da época do demolido.

São situações difíceis de se entender,tão paradoxas como é ver em pleno 2014 um edifício novo projetado como há 100 anos atrás!

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s