de_forma's Blog

Os mais caros de lá e daqui. January 30, 2011

Em Londres há poucas semanas atrás inauguraram o edifício com o apartamento mais caro do mundo-míseros 225 milhões de dólares pelos mais caros.É um belo conjunto de edifícios do Richard Rogers,encrustrados no meio de vizinhos vitorianos de tijolo aparente e de frente para o Hyde Park.No térreo só lojas e a calçada pública logo depois.A cidade está logo ali.
Não acredito que o valor pago por cada apartamento reflita o verdadeiro custo da obra,ela foi obviamente inflacionada por ter quem compre,isto não desmerecendo o projeto do edifício que é sem dúvida muito belo.
Analisando o projeto do Rogers ele é discreto,com uma atenção ao detalhe imensa,como já é habitual nos projetos dele.Se isto ajuda a justificar o preço exorbitante,há pouco que pareça ser standard nesta construção,tudo provavelmente foi pensado e detalhado peça por peça para depois ser construído.


Isto me leva a pensar no “equivalente” dele no Brasil.Escrevi equivalente entre aspas porque a única comparação possível e imaginável é a questão do preço e do status que o mesmo possui.Refiro-me ao residencial Parque Cidade Jardim em São Paulo.
De longe(aliás chegar perto desta fortaleza a pé é quase impossível;ele é feito para se chegar de carro) a arquitetura brega já tenta querer mostrar o que não é.
Não é um edifício da Belle-Époque em Paris,é uma imitação tosca com chantilly.Cai o chantilly de gesso e ele assume o que tenta esconder:é só mais um derivado do caixote em planta H como há aos milhares pela cidade.
As esquadrias de alumínio laqueado são pequenas e com tamanho padrão,banais e standard como as milhões de janelas que existem por São Paulo.
Sair do mundinho fechado do Cidade Jardim e andar a pé só se for no shopping de luxo localizado no térreo;no final das contas é a continuação do guetto de casa,ops,do sofá de casa!
Mais longe do que isso,sem ser dentro do BMW X5 blindado,só com um traje espacial.O ambiente lá fora é hóstil,mortal e com uma pressão social terrível!

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s