de_forma's Blog

Retrosizar! August 15, 2010

Este verbo do título ainda não consta no dicionário da língua portuguesa – nem mesmo depois da mudança ortográfica – mas é um neologismo que resume bem a lingugem do mais novo edifício residencial do grande arquiteto português Siza Vieira.
O edifício New Orleans de Rotterdam nem mesmo foi inaugurado mas a sua linguagem a puxar para o clássico já pode ser considerada um paradigma entre as obras deste arquitecto,que sempre foi ligado a uma releitura da arquitetura moderna,puxando-a para um contextualismo,ora mais notável ora menos, em muitas das situações aonde implanta os edifícios.E é precisamente isto que nos perguntamos quando olhamos para este edifício em Rotterdam.Aonde está o contexto?
A primeira reação que me passou pela cabeça foi de que talvez o Siza tenha feito isto a pensar nos Arranha-Céus de New York e depois decidiu-o por em Rotterdam-que coincidentemente é uma cidade bastante verticalizada para os padrões do velho continente.
Depois,após uma breve pesquisa e de ver o marketing do edifício no site de vendas ve-se que o tempo todo há referências ao estilo de vida em Manhattan.Logo,muito mais do que o contexto urbano da cidade de NYC,o que contou no final das contas foi o apelo de marketing da arquitetura.E Rotterdam aonde fica no meio disto tudo mesmo?
Se há primeira vista não se parece definitivamente com uma prédio do Siza,à segunda nota-se que os bons revestimentos e principalmente a base são algo que já vimos semelhante em outras das suas obras.E o contexto de Rotterdam?Aqui fica mais para o que ela gostaria de ser,do que para o que é de verdade.

Para saber mais:
Skyscrapercity

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s