de_forma's Blog

Pau no Mendes da Rocha February 17, 2010


Antes de mais nada quero que os meus eventuais leitores,que não têm mais nada de melhor para fazer e estão a ler este meu blog,pensem num tempo distante,em que coches puxados a cavalo andavam pela rua,em que postes de ferro iluminavam as calçadas e edifícios de 6 andares ladeavam a rua.Pensem nesta atmosfera,e pensem nos detalhes de tudo o que os descrevi.
Agora abram os olhos e olhem à sua volta.Concerteza não verão algo deste tipo a ocorrer nesta presente data,ano de 2010.
Mas alguma coisa estarão a ver à sua volta neste momento,alguma informação e algo os estimula.De certo não estão num vácuo,ou num ambiente isolado da realidade.
Comecei este post de uma maneira que não sabia aonde ia dar,e acho que não preciso de dizer muito mais.Esta visão que descrevi e pedi para que imaginassem foi o que faltou ao projeto de Paulo Mendes da Rocha para o novo Museu dos Coches em Lisboa.
Faltou ver o museu antigo e entender que o lugar,a atmosfera,é meio caminho para a coleção de coches.

A polémica da vista do Tejo

Paulo Mendes da Rocha projetou um silo automóvel,do outro lado da Avenida da Índia,que separa o prédio novo do Rio Tejo e que tem sido talvez o maior gerador de polémicas.As últimas informações dão conta de que a Câmara Municipal de Lisboa recusou a proposta de ter o edifício cilíndrico com 25 metros destinado a automóveis a tapar a vista do Tejo.O arquitecto,em entrevista recente à radio TSF, disse que não via problema nenhum em ter tal estrutura a bloquear a vista,e que ela era um artefato bonito.
Talvez mais bonita do que a vista do rio ele não deva ser,ou seria pretensão demais!

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s