de_forma's Blog

Londres cada vez menos Londres. February 2, 2010


Tottenham Court Station

Que Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo todos sabemos,seja pela vocação histórica aos negócios,ou por turistas em busca da arte e cultura inglesa,do aperfeiçoamento do idioma,ou então,só para se fotografar com a foto do Big Ben atrás e por no orkut depois.
No caso dos turistas que procuram a cidade pela sua cultura,a atmosfera do lugar é muito importante,e essa atmosfera,embora não exclusivamente,está muito presente nos edifícios antigos da cidade.
Edifícios estes que são em muito menor número do que os que havia antes da Segunda Guerra Mundial,fato este que acabou por conformar o atual mix pecualiar de Londres,com construções de várias épocas e estilos,que nem sempre se ajustam e conversam da melhor maneira.
No Pós-Guerra veio a reconstrução da cidade e,ironicamente,mais destruição de patrimônio com os planos Modernistas de bota abaixo de bairros tradicionais para trazer “a ordem e razão de uma nova era.”Curiosamente,são hoje estes bairros que,a grosso modo,mais sofrem de degradação e de problemas de violência.Parece que a razão estava equivocada.
Com tudo isto,os edifícios vitorianos,eduardianos e sei lá o “quêianos” que subsistem até hoje já são vencedores,logo deveriam ser preservados a todo o custo a fim de manter ainda a atmosfera típica da cidade de outras épocas,e evitando assim o processo de banalização e tranformação em “mais uma cidade igual a tantas outras pelo mundo.”
Mas o que acontece não é bem assim.
Com um òrgão público de salvaguarda do patromónio(o English Heritage)que dizem,estar mais preocupado em manter as vistas dos grandes monumentos livres de arranha-céus na sua frente,do que de cuidar propriamente do património da cidade como um todo,incluindo-se ai os edifícios cotidianos de épocas passadas que faziam as ruas do tecido da cidade.
Estes são os primeiros a ser alvo da terceira destruição,que não é de guerras e nem de ideologias,é o da especulação imobiliária.
É a que destrói,aos poucos,a memória da cidade.
Decidi escrever isto depois de saber de mais uma infeliz demolição,a da Tottenham Court Station(que aparece na imagem) e dos edifícios adjacentes,para que no seu lugar sejam melhorados os acessos a esta estação movimentada,que também receberá mais uma linha de metrô.
Há várias motivos alegados para a sua demolição(que podem ser lidos mais profundamente nos links abaixo),mas que fique claro antes que após feitos so acessos à estação,o espaço sobre elas será vendido ao setor privado para que lá façam os seus edifícios.
Isto explica já muita coisa,explica que se preservar fosse uma prioridade,eles teriam arranjado outras soluções com a finalidade de manter o edificado.
Explica que definitivamente a preservação não está entre as maiores preocupações da política de Londres,e explica que,quando eu quiser sentir o espírito ye olde England,de Londres só usarei a escala em Heathrow para outra cidadade qualquer.

Para saber mais…

Skyscrapercity – Esta secção tem várias fotos dos edifícios demolidos de Londres ao longo da história.
Skyscrapercity – Do mesmo site vem também uma discussão atualizada com as novas sobre o projeto da Tottenham Court Station.
Derelict London – Várias imagens de edifícios abandonados de Londres,muitos deles com a faca no pescoço já.
Victorian Society – ONG que luta pela defesa do patrimônio arquitetonico antigo do UK.

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s