de_forma's Blog

E depois falam em sustentabilidade October 21, 2009

Numa época em que as palavras sustentabilidade e preservação ambiental estão tão em voga,custa-nos a crer que cenas como esta ainda ocorram.

Trata-se de mais uma devastação promovida pela Alphaville Urbanismo(ou devia-se dizer falta de urbanismo) na cidade de Carapicuíba,região metropolitana de São Paulo.
A área em questão,com 300.000 m² de mata atlântica,foi devastada para dar lugar a mais um condomínio de casas “neocrássicas”(o chamado Neo-Credo) para pessoas que querem viver dentro das muralhas dos guetos burgueses.
E fala-se tanto em reciclagem,em edifícios sustentáveis,em usar racionalmente as fontes de energia,e coisa e tal,mas parece que o negócio da moda verde é mais remediar do que planejar a longo prazo algo verdadeiramente sustentável.

Quem quer que cometa estes crimes urbano-ambientais não está nem ai para a idéia de cidade(entendida como um espaço público e de todos),nem para a idéia de uso racional do solo(baixa densidade e para os poucos abastados que podem pagar),e esquece-se também dos custos altos da dependência exclusiva ao transporte individual(carros,congestionamento,tempo de “commute” alto,combustíveis fósseis),isto sem falar na devastação das matas,que acabam com o patrimônio biológico do país e aniquilam as chances de que as gerações futuras tenham acesso a esta riqueza.Tudo isto para o deleite de muito poucos de ter uma Grand Cherokke na garagem e o frontãozinho na entrada da casa.

Advertisements
 

One Response to “E depois falam em sustentabilidade”

  1. Marcia Sato Says:

    Ola gostaria de saber o autor da foto, gostaria de utilizar em um livro de geografia.
    Obrigada,
    Marcia Sato marciasato1000@gmail.com


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s