de_forma's Blog

Foster em Paris:pretensão demais! July 31, 2009

Image Hosted by ImageShack.us

Quem conhece minimamemte a história de Paris já deve ter ouvido falar na Via Triunfal,que começa no Louvre,segue pela Avenida dos Champs-Élysées,passa o Arco do Triunfo e chega(quilómetros depois e como símbolo da confiança de Paris no futuro)no Grande Arche.É um eixo construído ao longo de séculos,que demonstra a história do urbanismo e um desejo enorme da cidade de mostrar ao mundo toda a sua imponência e grandeza.
Sempre houve uma grande preocupação dos planejadores urbanos em manter este eixo e engrandecê-lo sempre que possível,como foi com o caso da construção do bairro La Defense,em que vários arranha-céus foram dispostos dos dois lados do eixo.
A construção dos arranha-céus nesta zona mostrava ao mundo que a cidade histórica podia-se renovar e manter-se atual,sem esquecer da magnificência do passado.Mas isto poderá mudar,e para pior.
Um projeto do Norman Foster de duas torres gêmeas,que seriam as mais altas de Paris,em frente ao Sena e dentro do La Défense fará com que este eixo passe a ser rivalizado com o novo portal da pretensão que Lord Foster pretende construir.
Não questiono a qualidade do edifício(leia-se 1 torre),que possui uma forma bem pensada,mas o problema aqui é a construção de duas torres iguais que de uma tacada só acabam com o que Paris demorou séculos para construir.
Aonde está a sensibilidade deste arquiteto tão renomado para ver a importância do contexto?
Será que ele acha que o mesmo projeto usado no concurso para o Groud Zero(que aliás eram duas torres gêmeas parecidas com esta) serve para Paris?
Quererá ele imprimir a sua marca em Paris a qualquer custo?

Vejo muitos colegas meus a perseguir Gehry,Zaha e outros arquitetos porque,segundo eles,estes só fazem arquitetura espectacular com o intuito de aparecer e mostrar o seu ego.Mas uma obra como estas torres,que segundo eles não seria “arquitetura do espetáculo”,é capaz de conseguir esse efeito e passar batido na opinião dos arquitetos.Isto porquê os vícios de projeto continuam e ninguém questiona,mesmo que sejam porcarias como esta.Há que abrir os olhos para estas sutliezas…não tão sutis assim.

Image Hosted by ImageShack.us

Para saber mais…

Skyscrapercity
Youtube

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s